jornal_do_commercio

Jornal do Comércio – Amigo secreto: O site da brincadeira mais popular das festas de fim de ano está de volta

O site AmigoSecreto.com.br foi notícia no Jornal do Comércio. Veja só:

Site criado por Marcelo Abrileri espera atrair este ano 2,4 milhões de usuários

jornal_do_commercio

Tradição popular nas festas de fim de ano, a brincadeira de fazer amigo secreto vem migrando cada vez mais para a internet, através de sites como o Amigo Secreto, que organiza o jogo de forma gratuita. Funcionando desde 2002 a página já está em sua 14ª edição, aumentando o seu sucesso a cada ano, em 2014 foram quase 2 milhões de pessoas cadastradas. Para este ano a expectativa é de cerca de 2,4 milhões de usuários.

Marcelo Abrileri, criador do site, explica como surgiu a ideia da brincadeira virtual. “Eu e meus amigos tínhamos o problema de todo ano quando ia tirar o amigo no papel as pessoas tiravam a si próprias e estragavam todo o sorteio, até que chegou um ano que eu falei vamos fazer um sistema para isso”, esclarece. A partir de outras sugestões Marcelo foi expandindo as funções da página, como a troca de mensagens, por exemplo.

A página proporciona a interação entre os participantes até o dia da revelação do amigo secreto, com serviços que consistem em montar o grupo, agendar a data para o sorteio, montar a lista de presentes, mensagens abertas e anônimas, além de um mural para comentários.

É possível ainda escolher o local da confraternização através do Guia de Bares e Restaurantes disponíveis no sistema e comprar os presentes na própria plataforma pelo e-commerce. Abrieri conta como faz para a brincadeira se expandir e virar um negócio “Eu entendi que dava para trabalhar com a parte de presentes, daí criamos a vitrine de produtos e a lista de desejos”, diz. O site também pode ser acessado por smartphones, funcionando quase como um aplicativo.

A maioria dos participantes são pessoas que participam de confraternizações nas empresas em que trabalham. “Eu acho que o site é legal porque, num ambiente de empresa se criam grupos de uma forma diferente do Facebook, por exemplo, onde é tudo muito aberto, no amigo secreto é um ambiente mais íntimo, de colegas de trabalho, as pessoas ficam mais à vontade”, explica.

Mas a brincadeira online também é usada por famílias e grupos amigos. “No caso dos familiares é muito comum hoje em dia as pessoas não estarem próximas, então a brincadeira fomenta esse encontro presencial no momento que ela estrutura a brincadeira fora do presencial”, pondera.

É exatamente essa experiência vivida por Anne Rosi Guadagnin, de Porto Alegre. Ela utiliza o sistema desde 2010 e conta que a ideia partiu da sua irmã, já que as duas moram em cidades diferentes. “Até agora tivemos experiências positivas! É sempre engraçado, por causa das mensagens anônimas que o site permite enviar e também é super prático para família que mora longe como a nossa”, conta.

O site www.amigosecreto.com.br abre todos os anos no dia 15 de outubro e permanece aberto até 31 de janeiro, quando então sai do ar até a próxima temporada.

Por Leticia Bay