Ideias divertidas para o amigo secreto

Há opções criativas para substituir as habituais brincadeiras de fim de ano, sem descuidar da saúde e valorizando as amizades.

O amigo secreto, brincadeira tradicional nas festas de fim de ano, surge de cara nova em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por conta das recomendações de distanciamento social feitas pelos órgãos de saúde, a opção é realizar a brincadeira de maneira virtual, seja por sites ou aplicativos que permitem os sorteios.

O estudante de nutrição João Felipe de Almeida, de 25 anos, faz parte do projeto Pet Saúde Interprofissionalidade, do Ministério da Saúde com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e, por causa da pandemia, não vai poder se reunir com os colegas este ano.

João Felipe de Almeida, de 25 anos, (Foto: Leone Iglesias/AT)

“Sendo assim, para não deixarmos de realizar a confraternização de fim de ano, o Pet Saúde resolveu fazer o amigo secreto virtual. O sorteio dos amigos será por meio de uma plataforma virtual e realizaremos o evento de forma online. Eu presentearei meu amigo secreto por meio de algum poema, poesia ou presente virtual”, contou.

Essa inovação, segundo especialistas, dispensa o famoso encontro para tirar os “papéis” do sorteio e a entrega dos presentes é diferenciada, o que garante mais segurança aos participantes.

O amigosecreto.com.br, que existe desde 2002, já recebeu milhares de usuários. Para participar, basta se cadastrar no site, criar um grupo ou entrar em algum já existente. Depois, a pessoa que criou o grupo, o chamado moderador, passa a convidar os conhecidos a entrarem no amigo secreto.

O grupo define a data do sorteio e o site realiza no dia marcado, de maneira automática, e avisa a cada participante o seu amigo secreto.

Uma outra opção é o Amigo Delivery. A ideia é que cada participante use um aplicativo de entrega de comida para fazer o pedido pelo colega. Assim, cada um sugere um prato que gostaria de receber e manda o endereço junto. Por videochamada, todos os participantes interagem e dão dicas de quem foi o sortudo.

O Amigo com História é uma ótima opção para aquela turma que já se conhece e tem momentos de sobra para lembrar – perfeito para famílias também. Cada participante dá um presente que tenha relação com alguma história ou memória que tenha vivido ao lado do amigo sorteado.

Para quem gosta de colocar a mão na massa, tem o Amigo DIY, que significa Do It Yourself – em português, faça você mesmo. Nessa modalidade, cada amigo fica responsável por fabricar um presente do zero, colocando as habilidades manuais e criativas em jogo.

Sugestões

Para a consultora de etiqueta Chris Berlot, existem duas opções para serem aproveitadas neste fim de ano entre amigos e familiares.

“Uma é o tradicional amigo secreto online, onde a pessoa pode enviar os presentes com antecedência para o amigo ou familiar e fazer através das plataformas de vídeo. A segunda opção seria fazer em um local aberto, sem abraços e beijos, fazendo uso da máscara e do álcool em gel”, sugere.

Opções criativas para o seu amigo secreto

Amigo delivery

A sugestão é perfeita para quem está longe dos amigos e faz questão de permanecer em casa. A ideia é que cada um use um aplicativo de entrega de comida para fazer o pedido pelo colega.

Assim, cada um sugere um prato que gostaria de receber e manda o endereço junto. Por videochamada, todos os participantes interagem e dão dicas de quem foi o sortudo.

Amigo com História

Esse é ideal para grupos que se conhecem há muito tempo e têm momentos de sobra para lembrar – perfeito para famílias também!

Cada participante dá um presente que tenha relação com alguma história ou memória que tenha vivido ao lado do amigo sorteado. Vale algo engraçado, da infância ou até algo emocionante.

Amigo DIY

Vai demandar mais tempo e planejamento dos participantes, mas com certeza surgirão presentes muito especiais. Assim como diz o nome, Do It Yourself – em português, faça você mesmo –, cada amigo é responsável por fabricar um presente do zero, colocando as habilidades manuais e criativas em jogo.

Amigo DIY: cada um dos participantes da brincadeira é responsável por fazer à mão o presente do outro (Foto: Divulgação)

Amigo vizinho

Esse precisa ser feito por quem mora perto para ficar divertido. A ideia é que cada vizinho preencha uma sacola com um presente ou lembrança para o morador do lado e deixe pendurado na porta. E não precisa ser nada muito elaborado: doces, balas e um cartão escrito à mão já estão valendo.

Amigo cantor

Aqui a brincadeira acontece no momento da troca de presentes. O amigo secreto acontece no modo tradicional, mas os participantes devem escolher uma música para cantar em homenagem ao amigo sorteado na hora da revelação. O restante do grupo precisa adivinhar para quem foi a melodia escolhida.

Fonte: https://tribunaonline.com.br/ideias-divertidas-para-o-amigo-secreto

Site: https://www.amigosecreto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/AmigoSecreto.com.br
Instagram:  https://www.instagram.com/amigosecretocombr/

Assessoria de Imprensa: @brainpress
Horst Kissmann
horstk@uol.com.br
WhatsApp: +55 11 99663-4526 (24h)

Elen Andrade
elen.andradepr@hotmail.com
WhatsApp: +55 11 97526-3208