Natal 2020: como comemorar e presentear em tempos difíceis

Dicas para fazer compras e celebrar com mais segurança e presentear com mais economia.

Como comemorar e presentear no Natal

Após um ano de tantas dúvidas e receios, temos pelo menos uma certeza: está chegando o Natal e, com ele, a possibilidade de renovar nossas esperanças. É época de nos conectarmos a quem mais amamos, é época de celebrar.

Só que, no contexto atual, muitos brasileiros têm se perguntado: 

  • Como comemorar sem pôr a saúde de familiares e amigos em risco? 
  • Como fazer compras com mais segurança? 
  • E tendo em vista também a situação econômica geral, como gastar menos com os presentes de Natal?

Para responder a essas perguntas, reunimos alguns insights da pesquisa “O Caminho para a Retomada”, realizada pela Rakuten Advertising, e muitas dicas práticas para quem quer celebrar o Natal com mais segurança e economia, mas sem deixar de lado a emoção.

Relativizando distâncias

Enquanto muitos brasileiros já pensam na retomada da economia, em diversos países europeus o número de casos de coronavírus voltou a aumentar. Apesar da distância continental, a pandemia já demonstrou que supera fronteiras e a situação deve, ao menos, servir de alerta para a importância de continuar mantendo medidas de higiene e segurança.

Segundo especialistas de saúde, o distanciamento social segue sendo uma medida recomendável como forma de evitar novos contágios. O que fazer, então, para reunir a família para comemorar?

Nesse sentido, as chamadas de vídeo ganham destaque. Esse modelo de comunicação teve aumento durante a quarentena e a tendência é que as videochamadas sejam cada vez mais utilizadas, seja para fins profissionais ou familiares.

É verdade que o contato físico não se compara ao virtual, mas se é para manter a saúde dos seus entes queridos em segurança, vale a pena considerar essa opção.

Quem sabe seja possível reunir alguns dos parentes e amigos que vivem mais próximos e fazer uma videochamada com aqueles que não possam estar presentes, compartilhando de cada momento ao vivo, do brinde à ceia.

Há diversos aplicativos gratuitos para isso. Pelo WhatsApp, é possível reunir até 4 contatos; No Instagram, até 6 pessoas. Já no Hangouts do Google, até 10. Pelo Skype, até 50. Pelo Zoom, até 100. No final das contas, a festa virtual pode até superar suas expectativas.

E vocês até podem fazer um amigo secreto online, sorteado virtualmente (em sites como Amigo SecretoSorteio Amigo Secreto e Sorteio Go) e revelado durante a videochamada, com envio posterior dos presentes, se for o caso.

Outra boa ideia é fazer um amigo secreto virtual solidário. Neste caso, em vez de sortear alguém do próprio grupo para presentear, vocês podem sortear cartinhas de Natal dos Correios ou nomes de instituições de caridade para fazer doações. Fazer o Natal de quem mais precisa ser um pouco melhor é uma atitude de amor ao próximo que se torna ainda mais relevante no contexto atual.

Compras online

De acordo com a pesquisa global “O Caminho para a Retomada: os Picos de Vendas 2020 Repensados” – que contou com a participação de 1.000 entrevistados brasileiros –, durante o período de Natal: 

  • 86% pretende fazer as compras de Natal prioritariamente online;
  • porém, 58% prefere soluções híbridas, que aliem o e-commerce com a retirada do produto no ambiente físico.

Além disso:

  • 78% pretende presentear alguém;
  • 68% pretende aproveitar as liquidações do momento;
  • 33% considera provável um aumento de gastos nas compras para a família de primeiro grau;
  • 57% considera diminuir os gastos com amigos;
  • 69% não diminuiria os gastos mesmo que o isolamento fosse intensificado;
  • 50% se diz mais influenciado a fazer compras online se há códigos de desconto ou cashback.

Esses dados indicam que o mercado brasileiro pode, sim, esperar certo reaquecimento no período natalino e ainda destacam a relevância das soluções de compras e vendas online. 

Quer algumas dicas para garantir mais segurança nas suas compras de Natal online?

  • Evite fazer transações financeiras online usando redes de Wi-Fi públicas ou abertas.
  • Também é aconselhável ter atenção ao dispositivo usado para acesso. Evitar equipamentos públicos ou desconhecidos e manter atualizados o antivírus, o sistema e o próprio navegador de internet.
  • Antes de realizar qualquer operação financeira online, confira se na barra de endereços do seu navegador aparece o símbolo de um cadeado fechado e se a url começa por https:// para conferir se a conexão é segura para a inserção de dados.
  • Evite acessar ofertas por meio de links de redirecionamento. 
  • Para garantir mais segurança financeira, considere usar um cartão virtual ao fazer suas compras online.

Para ter mais economia, você também deveria considerar:

  • Investir tempo na pesquisa de preços, do custo-benefício de cada produto e de outros valores agregados de cada marca (propósito socioambiental, por exemplo).
  • Ter em conta o seu orçamento, sabendo exatamente quanto pode gastar e em que condições.
  • Usar a criatividade na hora de presentear. Aliás, para te ajudar nessa missão, nós sugerimos a seguir 6 ideias inspiradoras para presentear com criatividade e carinho, mas sem gastar muito.

1 Caixa de origamis ou Pote dos 365 dias

Você tem certa habilidade manual? Já tentou fazer origamis – arte com dobradura de papel? No Youtube, existem tutoriais passo a passo para criar vários tipos de origami, de simplificados corações a complexos animais articulados, sem esquecer do famoso “tsuru” (pássaro japonês).

Aliás, você sabia que esses passarinhos de papel estão associados a desejos de saúde, felicidade e prosperidade? Dá para presentear o paizão com uma caixa cheia desses tsurus. Ou presentear a namorada com uma caixinha cheia de corações feitos por você, cada um com uma mensagem especial. Ou até presentear uma amiga ou uma criança com um móbile de origamis.

Outra ideia nessa mesma linha é escrever 365 pequenas frases (inspiradoras ou de carinho, como “Você é incrível”, “Hoje é dia de sorrir”, “Você é um(a) vencedor(a)” etc.) em pedaços de papel colorido e colocá-las em um pote decorado com a instrução “Retire uma frase a cada dia”.

Apesar da simplicidade dessas ideias, a sua dedicação para criar esses presentes faz toda a diferença, demonstrando o seu carinho pela pessoa presenteada, inspirando e deixando boas lembranças.

2 Velas aromáticas

Uma opção de presente de Natal versátil, útil e que carrega muitos desejos positivos (de luz, aconchego, etc.). Melhor ainda é que você mesmo pode fazer em casa, pode reaproveitar alguns materiais e pode distribuir como presentes a várias pessoas.

Para cada vela é necessário: um pote de vidro reaproveitável (pode ser de palmito, azeitona, etc.), parafina granulada (2x a medida do pote cheio), essência da sua escolha e pavio (extensão pouco maior que o pote escolhido).

Basta levar a parafina granulada ao fogo até derreter totalmente e acrescentar a essência escolhida. Depois, coloque o pavio dentro do pote vazio, usando um prendedor de roupas para manter o fio parado no centro, e despeje a parafina derretida com cuidado, limpando em volta em seguida e pronto.

Também é possível encontrar tutoriais no Youtube para esclarecer melhor o processo ou criar velas mais elaboradas, com folhas, frutos, pedras, etc.

3 Palha italiana no pote

Outra ideia recheada de carinho com potencial de agradar a parentes e amigos de todo tipo é presentear com alguma gostosura. 

Um exemplo de receita fácil e barata é a palha italiana no pote. Basta fazer um brigadeiro no ponto de colher (misturando 1 lata de leite condensado, 3 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de manteiga e levando ao fogo médio até ferver e começar a desgrudar do fundo da panela), esmagar um pacote de bolachas maizena e colocar dentro de potes de vidro, alternando camadas de brigadeiro e de bolacha. Decore o pote com alguma fita ou com um retalho de tecido na tampa e pronto!

Você também pode optar por outra receita de sua preferência, por alternativas veganas, entre outros. 

4 Kit de café

Tem um irmão, um primo ou um amigo que adora café? Então, que tal montar um kit especial com uma cafeteira italiana ou uma xícara decorada, um pacote de um bom café e alguns bombons ou biscoitinhos?

Você pode conseguir todos esses itens em um supermercado por um valor relativamente baixo. Mas a montagem do kit acaba tornando o presente especial. É só colocar tudo em uma caixa pequena e decorá-la com carinho.

5 Kit de colorir

Esta ideia é especial para presentear crianças, de uma maneira econômica, criativa e inspiradora, com muitas chances de agradar a netos, sobrinhos, primos mais novos, etc.

Busque na internet e imprima alguns desenhos para colorir, de acordo com a idade da criança que vai presentear. Junte alguns materiais como lápis de cor, giz de cera ou tinta, envolva tudo com um barbante e pronto!

6 Pen drive com músicas personalizadas

Já imaginou criar uma playlist especial para sua mãe, por exemplo, com músicas que tragam mensagens especiais sobre a mulher e sobre o papel das mães e canções que ela goste de ouvir? 

A ideia também pode ser aproveitada para presentear outras pessoas. No filme Alta Fidelidade, o personagem Rob Gordon (John Cusack) já exemplificava isso, criando mixtapes (fitas cassetes com compilações musicais) para as mulheres pelas que se apaixonava.

Atualmente, você já pode oferecer o presente em um pendrive ou simplesmente compartilhando a playlist com a pessoa presenteada. O que importa aqui é o carinho e dedicação que você teve em escolher cada canção. Afinal, não é isso que a gente quer demonstrar com cada presente? 

Fonte: https://www.oseudinheirovalemais.com.br/natal-2020-como-comemorar-e-presentear-em-tempos-dificeis/

Site: https://www.amigosecreto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/AmigoSecreto.com.br
Instagram:  https://www.instagram.com/amigosecretocombr/

Assessoria de Imprensa: @brainpress
Horst Kissmann
horstk@uol.com.br
WhatsApp: +55 11 99663-4526 (24h)

Elen Andrade
elen.andradepr@hotmail.com
WhatsApp: +55 11 97526-3208